A melhor Plataforma
E-commerce do Brasil
(11) 3136-0561
Crie sua loja virtual

Comentários na web influenciam 83% dos consumidores globais, diz estudo

Tema: Influência da opinião de outros usuários na decisão de compra

04/10/2011

Fonte: E-commerce News

Uma nova pesquisa global revela que os consumidores cada vez mais se utilizam das avaliações de produtos feitas por outros clientes na rede como um elemento chave em suas decisões de compra. A pesquisa também mostrou uma crescente interação direta entre vendedores e consumidores através das redes sociais como Facebook e Google+.

A quarta edição do Consumer Shopping Habits Survey foi conduzido pela ChanelAdvisor, uma provedora de plataformas de e-commerce que permite aos varejistas vender através de canais online. A pesquisa entrevistou participantes da América do Norte, Europa e Austrália. Como a economia global segue enfraquecida, a empresa observou que as preferências dos consumidores são mais importantes do que nunca para os varejistas, e eles devem levar isso em conta e buscar vendas sustentáveis durante o ano todo.

Revisões feitas por indivíduos são um dos fatores mais importantes nas decisões sobre compras online, mostrou o estudo. 90% dos compradores ao redor do mundo que responderam a pesquisa afirmaram que lêem as revisões dos produtos de outros compradores antes de realizar alguma transação, com 83% afirmando que as análises afetam a sua decisão final sobre a compra. Apenas nos EUA, quase a metade dos entrevistados (48%) afirmou ter postado alguma análise de um produto online.

Aumentou o número de consumidores que utilizam as redes sociais para procurar análises sobre bens de consumo na web, com 53% dos participantes da pesquisa afirmando que comentários de produtos postados nas páginas de varejistas no Facebook e Twitter têm papel importante em suas decisões de compras.

O estudo também mostrou que as empresas de varejo estão cientes da importância crescente aos esforços para melhorarem seus sites na busca por maior engajamento de seus clientes existentes e potenciais. 34% dos entrevistados afirmaram ter se tornado fã de varejistas no Facebook, número que é ainda mais alto nos EUA (46%). Além disso, 83% afirmaram que é provável que visitem um site de uma empresa de varejo que tenha sido recomendado por um amigo do Facebook.

Outros resultados da pesquisa do ChannelAdvisor incluem:

O Google segue firme como a opção número um entre os compradores online globais como o ponto de partida para buscas sobre produtos.

Compras realizadas por meio de aparelhos móveis mais que triplicaram no último ano, com 31% dos entrevistados realizando alguma compra deste tipo.

30% dos comprados ao redor do mundo afirmam que usam aplicativos de leitura de código de barras (como o RedLaser do Ebay) como um elemento em suas decisões de compra;

Os sites de compras coletivas Groupon e LivingSocial tiveram grande salto em popularidade, com mais da metade dos consultados afirmando usar ambos os site freqüentemente.





Veja também

Google+