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Dados acerca do E-commerce Brasileiro

Tema: E-Commerce no Brasil

27/05/2014

Fonte: Webshoppers

Divulgado semestralmente, o relatório WebShoppers analisa a evolução do e-commerce, tendências e estimativas, as mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores, além de procurar indicar quais são os pontos a serem melhorados, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Apesar da inflação elevada, próxima ao teto da meta, e do baixo crescimento econômico, 2013 foi positivo para o e-commerce brasileiro. O setor faturou R$ 28,8 bilhões ao longo do ano, o que corresponde a um crescimento nominal de 28%, se comparado a 2012. O resultado superou as expectativas, já que, inicialmente, esperava-se que o setor crescesse 25%.

Categorias mais vendidas
A categoria ?Moda & Acessórios? manteve a liderança durante o ano, embora categorias como ?Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde? e ?Eletrodomésticos? continuassem no topo das vendas. Também foi possível notar um aumento na procura de smartphones e televisores no segundo semestre.

E-consumidores
No decorrer do ano, 9,1 milhões fizeram a sua primeira compra online, assim, o número de consumidores únicos, ou seja, que já fizeram ao menos um pedido através da internet, passou para 51,3 milhões. Mas desse total, 8 milhões não utilizaram o comércio eletrônico em 2013. No ano passado, os consumidores ativos foram 43,2 milhões. Cada um fez, em média, duas compras.

Mobile Commerce
O mobile commerce vem crescendo rapidamente. Em janeiro de 2013, as transações concluídas por dispositivos móveis correspondiam a 2,5% de todas as vendas online. Em dezembro, esse número já era praticamente o dobro: 4,8%. Esses resultados demonstram a força do segmento, que deve se consolidar nos próximos anos. Atualmente, são poucas as lojas online preparadas para as peculiaridades da navegação através de tablets e smartphones. Em 2014, isso deve começar a mudar. A tendência é que muitos varejistas passem a direcionar esforços para se adaptar à mobilidade.

Frete
A entrega gratuita é um fator importante para a decisão de compra dos e-consumidores. Apesar disso, no decorrer do ano, houve queda na oferta de frete grátis, que passou de 58%, em dezembro de 2012, para 50%, em dezembro de 2013.Essa redução deve continuar em 2014, por causa da busca das empresas por rentabilidade. Entretanto, o consumidor deverá encontrar mais opções de entrega. Quanto menor o tempo para receber a compra, mais caro será o preço do frete, afinal, conveniência e praticidade têm preço.

Expectativas para 2014
O comércio eletrônico brasileiro vai continuar em ascensão em 2014, mas as taxas de crescimento devem ser um pouco menores. A estimativa é de que o setor cresça, nominalmente, 20%, em relação a 2013, faturando R$ 34,6 bilhões. Vários fatores devem influenciar nos resultados, da economia até o calendário, já que esse ano, o carnaval é tardio, a quantidade de feriados prolongados é maior e ainda temos pela frente uma Copa do Mundo e eleições no segundo semestre.


? Cenário Econômico

Em 2014, o desemprego deve continuar em baixa, o que é bom. Entretanto, as possibilidades de aumento da massa salarial são pequenas, devido à inflação. Os estímulos da economia também devem diminuir. Embora o IPI da linha branca não tenha aumentado no início do ano, houve alta para outros produtos, como os da categoria ?Móveis & Decoração?, que vem se destacando no e-commerce. O parcelamento elástico e o frete grátis, dois dos principais atrativos do varejo digital, devem reduzir gradualmente. Todos esses fatores devem contribuir para que o consumidor fique mais cauteloso na hora da compra.

? Copa do Mundo

A Copa do Mundo vai influenciar positivamente nas vendas do comércio eletrônico. Os jogos devem aumentar a procura por televisores de grandes proporções com tela fina. Os artigos esportivos, camisetas de seleções e produtos relacionados à competição também devem ficar entre os preferidos dos e-consumidores.

? Tendências

A mobilidade é uma das tendências mais fortes para 2014, colaborando não só para o mobile commerce, mas para o crescimento de um fenômeno chamado showrooming. Mesmo estando dentro de uma loja física, o consumidor tem a possibilidade de pesquisar preços e informações em outros estabelecimentos, através do dispositivo móvel. Com isso, a decisão de compra fica por conta do fator conveniência. A loja em si, acaba funcionando como um showroom, em que que o cliente pode ter contato com o produto antes da aquisição 

? Consumidores

Até o final do ano, mais 9 milhões de pessoas devem começar a comprar através da internet, elevando o número total de consumidores únicos para 60 milhões. O crescimento da banda larga móvel deve contribuir para esse resultado.

? Mais números

Em 2014, a expectativa é que o número de pedidos feitos pela internet cresça 26%, em relação a 2013, chegando a 111,54 milhões. O tíquete médio deve ficar em R$ 310, o que representa uma queda de -5%, se comparado ao ano anterior.





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