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Os 12 tipos de consumidores das mídias sociais e do e-commerce

Tema: Tipos de consumidores

29/11/2010

Fonte: Mídia 8 | Autor: Cleyton Carlos Torres

Um estudo realizado pela Proclientia demonstrou que quase 40% dos consumidores online se voltam para o Facebook ou para o Twitter para complementarem suas informações, notícias ou propostas enviadas em campanhas de e-mail marketing.

O estudo também identificou 12 diferentes perfis desses consumidores, onde foram analisados o nível de desempenho nas mídias sociais em diferentes faixas etárias e níveis de renda. Os usuários podem estar inseridos em um ou mais de um perfil. Confiram os 12 tipos:

1. Círculo de confiança

Cerca de 47% dos consumidores online se identificam com esse grupo. Estão interessados em manter contatos com a família e amigos, e não desenvolver novas relações. Como clientes, têm uma atenção difícil de ser captada, pois não gostam de receber e-mails de marcas e produtos, e não gostam quando uma companhia lhe enviam mensagens através do Facebook ou do Twitter.

2. Cautelosos

33% dos consumidores online se consideram parte deste grupo. Trata-se de um grupo de consumidores que se classificam como seletivos na questão com quem se comunicar e sobre qual tipo de informação podem compartilhar na rede. Para eles, as informações e gostos pessoais devem ser levados a sério pelas empresas. São pouco ativos nas redes sociais.

3. Consumidores de informação

Cerca de 33% se identificam com este perfil. Este grupo se baseia no consumo e na busca de informações. Não estão interessados em criar um novo conteúdo, mas sim em coletar opiniões através da análise de produtos e dos comentários de outros consumidores. Os membros deste grupo enxergam o Facebook como uma ferramenta para manter contato com amigos e familiares, e o Twitter como um canal de informação. Para captar a atenção desse perfil, as marcas devem ter um bom conteúdo nas redes sociais, além de e-mails atrativos.

4. Entusiastas

Para 32% dos consumidores que se identificam com esse grupo, o importante é levar para as redes seus interesses do mundo offline, como música, cinema, esportes, e por isso buscam se conectar com pessoas que tenham os mesmos gostos. São fundamentalmente jovens, bastante ativos nas redes sociais e também nos e-mails. Gostam de serem os primeiros a recebem uma determinada informação sobre as marcas, mas exigem que essa informação seja, no mínimo, interessante.

5. Caçadores de promoções

Cerca de 30% dos consumidores que se identificam com esse perfil buscam conseguir descontos e promoções através de todos os meios online possíveis, como e-mail, o Facebook e o Twitter. Não são muito ativos na geração de conteúdo próprio, mas participam com comentários em artigos sobre produtos e empresas. 45% das mães com filhos em casa se classificam como "caçadoras de promoções" e, em média, são fãs de 10 marcas no Facebook, seguem 10 empresas no Twitter e recebem 14 e-mails de companhias por dia.

6. Compradores

24% dos consumidores online afirmam pertencerem a esse grupo. Estão mais interessante em comprar quando estão nas redes sociais, porém seus interesses não se limitam às transações online. Passam muito tempo investigando e preparando suas compras. Ao contrário do perfil dos "caçadores de promoções", esse grupo está mais interessado em qualidade do que no preço propriamente dito. São maiores de 25 anos e possuem alto poder aquisitivo. Dentro desse grupo, 35% afirmam que preferem marcas que enviem e-mails com o consentimento deles, 27% são mais propensos a comprar algo depois de seguir a empresa no Twitter e 175 comprar um produto depois de interagir com a empresa no Facebook.

7. Viciados em informação

Formam parte deste grupo 21% dos consumidores online. Caracterizam-se por utilizar a rede como fonte primária de informações para notícias e eventos. São viciados em contribuir com as mídias sociais, especialmente publicando artigos, comentando textos de outros usuários e votando em notícias. São mais propensos a ler artigos sobre produtos do que os consumidores entusiastas, compradores e os "caçadores de promoções".

8. Jogadores

19% dos consumidores online estão interessados em novidades sobre games. Trata-se de um grupo de baixo pode aquisitivo. Utilizam as redes sociais, sobretudo o Facebook, para jogar e compartilhar experiências. Não estão interessados em seguir as marcas nas redes.

9. Sociáveis

Identificam-se com esse grupo cerca de 19% dos consumidores online. Gostam de fazer muitos amigos, onde utilizam as redes sociais para manterem contato, mas nunca com colegas de trabalho. Estão interessados em ofertas e promoções, e preferem receber e-mails a mensagens no Facebook ou Twitter. São geralmente blogueiros ativos que falam sobre suas experiências próprias.

10. Negociadores

Para 8% dos consumidores online fazer negócios é a prioridade, buscam as últimas tendências do mercado, fazem contatos profissionais e procuram oportunidades de trabalho através do LinkedIn. Usam frequentemente o e-mail e são bastante ativos nas redes sociais, mas não gostam de seguir empresas no Twitter. É mais fácil conseguir a confiança desse grupo através de informações educativas, descontos ou entretenimento.

11. Amplificadores

São 7% dos consumidores online. Os membros desse grupo querem se conectar, educar e compartilhar informações na rede com outros usuários. Levam suas interações online muito a sério. 20% deles usa o Twitter diariamente, e possuem o triplo de seguidores do que a média dos consumidores. Também recebem um maior número de e-mails do que a média, porém são raros os que são de empresas, já que consideram o Facebook e o Twitter as melhores formas de se conectarem com as empresas.

12. Livros abertos

6% dos consumidores online demonstram nas redes sociais seus gostos e suas opiniões negativas sobre algo. Se sentem livres para publicar comentários indesejados ou polêmicos. Querem divulgar suas experiências. Respeitam as marcas, sendo desde defensores ou destruidores.






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