A melhor Plataforma
E-commerce do Brasil
(11) 3136-0561
Crie sua loja virtual

IBOPE Nielsen Online apresenta o perfil dos usuários de sites de comércio eletrônico para o Abep News

Tema: Crescimento E-commerce

28/02/2011

Fonte: IBOPE

Com informações do crescimento avassalador da audiência dos sites de Comércio Eletrônico, que atingiu quase 30 milhões de pessoas e dos sites de cupons e compras coletivas, que atingiram 13,2 milhões de pessoas em dezembro, e já acumulam crescimento da audiência de mais de 680% desde junho, a Abep News entrevistou Juliana Sawaia, gerente de inteligência de mercado do IBOPE Mídia, para entender os benefícios reais dessas informações para lojas de varejo e outras que deles se beneficiam, assim como para a indústria da pesquisa.

Abep News: Tem-se informação ou noção do perfil do público que navega em sites de Lojas de Varejo?

Juliana Sawaia: O quadro abaixo mostra o perfil desse público:


Abep News: Esse público usa os sites de Lojas de Varejo com qual intuito? Comprar / fazer sondagem de preço / buscar informações técnicas? ? Há informações nesse sentido?

Juliana Sawaia: Do total de internautas, 85% declara navegar em Lojas de Varejo para obter informações sobre produtos e serviços, antes de comprá-los. Os assuntos de maior interesse são: tecnologia pessoal, celular e eletrodomésticos.

Mais da metade dos internautas, efetivou alguma compra recentemente, nesses sites específicos ou em outros. Cada um deles, realiza ao menos uma compra no mês.

Abep News: E com relação aos sites de descontos e compras coletivas? Conhecemos o perfil dos usuários? Qual é ele?

Juliana Sawaia: Os mais recentes estudos mostram que são 13,2 milhões de usuários únicos de sites de compras coletivas. O perfil desses usuários está compartilhado com o de lojas de varejo, conforme o quadro acima.

Abep News: Como a indústria brasileira pode beneficiar-se dessas informações? E do ponto de vista da pesquisa? Como usufruir dessas informações, visando levar dados de forma agilizada e confiável aos clientes?

Juliana Sawaia: A internet vem crescendo em sua base de usuários e por consequência atraindo mais investimento em publicidade, chegando a superar algumas mídias offline em participação sobre a indústria da propaganda.

É fundamental para agências e anunciantes conhecer os hábitos e atitudes desses usuários para beneficiarem-se dessas informações, na melhoria de seus produtos e serviços. Essas pesquisas são fundamentais para o aprimoramento da estratégia de marketing a ser utilizada, para atingir de maneira mais eficiente o público objetivado.

Abep News: Quais deverão ser os próximos avanços tecnológicos, que influenciarão nas informações e, consequentemente, no benefício da indústria brasileira?

Juliana Sawaia: Os avanços estão relacionados às necessidades dos usuários de tecnologia, dessa forma é difícil estabelecer modelo preditivos, uma vez que as necessidades estão em constante movimento. Portanto, é imprescindível que a indústria se utilize de informações de pesquisa para compreender as reais necessidades do seu consumidor e desenvolver produtos e soluções inovadoras.





Veja também

Google+