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Princípios básicos para o relacionamento com o consumidor nas mídias sociais

Tema: Consumo x Mídias Sociais

29/03/2011

Fonte: Mídia Boom

Com o crescimento cada vez maior do acesso a internet no Brasil, que hoje já atinge 74 milhões de brasileiros, vemos também uma adesão crescente da população às redes sociais, com até 86% dos usuários de internet utilizando alguma mídia social - vale dizer, também, que é aqui que 67% dos internautas passam a maior parte do seu tempo online, como reportou recentemente nosso colunista Newton Alexandria .

Com este cenário, todas as empresas que lidam com o consumidor crescem seus olhos para fazer ações neste meio, que se mostra como um mundo de de oportunidades. No entanto, uma pergunta essencial que deve ser feita sempre antes de se pensar qualquer atuação em mídias sociais: como eu posso ser relevante para o meu consumidor nas mídias sociais?

Ao trabalharmos em canais como Facebook, Twitter, Youtube e tantos outros, devemos nos lembrar de conceitos básicos, que na verdade são bem simples do marketing, para aí sim adaptarmos esses requisitos básicos ao cenário digital e suas peculiaridades.
O que o consumidor quer

Antes de mais nada, é preciso se atentar para o fato de que o ser humano é um ser carente, e o que o consumidor mais procura é a atenção das marcas com as quais ele se relaciona. O consumidor quer atenção, quer ser ouvido, quer ajuda para encontrar produtos ou entender como solucionar problemas. E a sua empresa precisa estar ali para ele, sempre perto, para o que der e vier.

Segundo o estudo Liminal , da Razorfish, sentir-se valorizado é o fator mais importante para os consumidores no relacionamento com as empresas na internet, mais importante que a eficiência dos serviços.  
Conteúdo relevante

Com o excesso de conteúdo e informação que temos hoje, seja nos feeds de RSS, nos emails que assinamos e não temos mais tempo de ler, na newsfeed do Twitter com seus infinitos links links ou nas atualizações dos nossos amigos no Facebook, é preciso se destacar para atrair o consumidor.

Entregar conteúdo relevante se torna hoje, mais do que em qualquer época, essencial. Este foi um dos pontos importantes levantados pela Coca-Cola durante a criação da ação Happiness Machine, que levou uma verdadeira máquina da felicidade para algumas universidades, gerando depois o vídeo da ação.

Segundo a equipe responsável pela ação, a maioria dos vídeos que fizeram sucesso na internet provoca alguma reação no público.
Marca é promessa de entrega de valor

Qualquer ação que a sua empresa faça, seja na internet ou em qualquer meio físico, estará sempre levando sua marca junto. E marca é uma promessa. Quando pensamos em uma marca, trazemos toda uma conceitualização filtrada pela lembrança das nossas experiências anteriores com ela.

Jamais se esqueça de que a imagem que o consumidor tem de sua empresa se constrói ao longo do tempo, em cada ação, em cada relacionamento. Não adianta fazer uma ação de divulgação maravilhosa se depois você não sustenta o que foi ?vendido? para o consumidor nas campanhas. Marcas têm vida, e os consumidores reagirão às mensagens como se estivessem se relacionando com uma entidade que tem sua personalidade ? não permita, portanto, sua marca tenha um comportamento bipolar.





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