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Produtos de Beleza: oportunidade para o Dia das Mães!

Tema: Dia das Mães e o E-commerce

11/04/2011

Fonte: Blog Google Varejo

Falta um mês para o Dia das Mães e já está mais do que na hora de começar as campanhas sazonais. O Google Insights para Pesquisa mostra que o nível de interesse por ?presente dia das mães? começa em março, cresce bastante em abril e tem o pico em maio:

O dia das mães foi a data comemorativa com o segundo maior faturamento no e-commerce brasileiro em 2010, acumulando um total de R$ 625 milhões, atrás apenas do Natal. Também foi a data com o segundo maior ticket médio, R$ 380, perdendo somente para o Dia dos Namorados, que registrou um ticket médio de R$ 400.

Em 2010, pela primeira vez a categoria de Produtos de Beleza e Saúde ficou em terceiro lugar no volume de pedidos, com 12% do total. Também foi a categoria de varejo que apresentou o maior crescimento de buscas no Google em 2010: 62% de janeiro de 2010 a janeiro de 2011.

Além disso, pesquisas recentes mostram que a classe C está cada vez mais acessando a Internet, comprando online e já é responsável por mais da metade do consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais. Esse público corresponde a 62% do total de usuários de Internet e por volta de 50% do total de e-consumidores, ou seja, são aproximadamente 14 milhões de e-consumidores apenas da classe C comprando na Internet!

Vejamos alguns números interessantes sobre esse mercado e a Classe C em 2010:
  • 54% do consumo nacional de perfumes;
  • 55% das compras de creme facial;
  • 50% dos protetores solares;
  • 54% dos esmaltes;
  • 54% de toda a maquiagem consumida no país!
Com esse crescimento vigoroso e números tão significativos, além da evidente afinidade com a data, essa é uma excelente categoria a ser explorada no Dia das Mães! Aí vão algumas dicas:

Compra rápida: uma pesquisa realizada pelo Google e NetPop Research LLC, identificou que o processo de compra de produtos de beleza é bastante curto: em média apenas 9 dias pesquisando até a compra, sendo que 13% dos entrevistados compraram imediatamente por impulso e 39% levaram menos de 1 dia pesquisando. Comece as campanhas sazonais já!

Internet é a principal fonte de informação: é onde os usuários ficam mais tempo buscando informações sobre produtos de beleza: 25% do tempo é gasto online. Ofereça aos consumidores as informações que eles procuram!

Benefícios de comprar online: 57% dos entrevistados citaram que conseguem preços melhores, 55% consideram ser mais fácil comparar preços na Internet e 53% citaram ser mais eficiente por economizar tempo. Explore esses atributos!

Compras online e offline: 48% das pessoas pesquisam online e compram offline e 17% pesquisam e compram online. Tem loja física? Garanta a conversão independente do canal. Oferecer cupons de desconto para compras nas lojas pode ser uma boa estratégia de aumentar o fluxo e o ticket médio. Não tem loja física? Ofereça vantagens e convença seu consumidor a comprar pela Internet!





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