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7 dicas infalíveis para vender mais em datas comemorativas

Tema: Como vender mais em sua Loja Virtual

09/08/2011

Fonte: Shop Delivery

A época festivas são extremamente propícias para o aumento de vendas, inclusive no e-commerce: um estudo da e-bit diz que setor tem ao menos R$ 1,63 bilhão de faturamento no período de Natal por exemplo.

São inúmeras as possibilidades, uma vez que o mercado encontra-se em um momento oportuno ao consumo, e para garantir o sucesso das vendas de Datas Comemorativas elaboramos 7 dicas que podem engrandecer seus ganhos, além de melhorar consideravelmente a sua imagem no mercado e a relação com os consumidores.

1. Enfeite sua vitrine: Assim como as lojas tradicionais os e - consumidores compram por impulso no clima de eventos tradicionais, por isso considere a inserção de imagens e grafismos característicos do período de festas. Eles não servirão apenas para enfeitar, afinal de contas 70% das compras são motivadas pela vitrine. *
*Fonte: Globo.com.

2. Frete grátis e descontos:  Promoções com frete grátis são muito comuns e esperadas nestes períodos, isso serve ao propósito de equivaler a compra numa loja virtual a uma em loja física, evitando o costumeiro abandono do carrinho pelo alto valor de frete para algumas localidades.  Descontos também são muito bem vindos. Crie novas ofertas e dê desconto no pagamento à vista pelo boleto equivalente ao custo que você teria com o parcelamento do cartão, pense também na possibilidade de oferecer um cupom de desconto para o cliente presentear algum amigo.

3. E-mail Marketing:  Campanhas exclusivas pelo e-mail marketing são bastante promissoras:  anuncie descontos e produtos exclusivos, que só podem ser acessados clicando ali ou para clientes já cadastrados, trabalhando com prazos de validade para a promoção, antecipando uma parte das vendas. Crie também promoções relâmpago especiais da ocasião. Planeje as suas mensagens de e-mail marketing com certa antecedência. Leve e-mail marketing muito a sério.

4. Perfil de clientes:  Crie páginas com sugestões de presentes de acordo com cada perfil de pessoa presenteada (Ex: pai, mãe, amigos) ou por faixa de preço.  Assim, você acaba ajudando aquela pessoa que não tem idéia do que comprar. Essa estratégia funciona também quando aliada ao e-mail marketing: se você organiza seus clientes por grupos tem a possibilidade de enviar sugestões direcionadas ao tipo de público específico.

5. Esteja preparado para o crescimento no volume de pedidos: Isso inclui orientar o cliente acerca dos produtos, o atendimento de dúvidas e reclamações, política de envio, prazos de entrega, estoque, etc. É preciso colocar pessoas preparadas para atender ao telefone, e-mail e outros meios de contato. O YouTube pode ser uma boa ferramenta para fazer demonstrações dos produtos que você vende, ou um passo a passo de como comprar na loja, facilitando a experiência de compra e mantendo o alto padrão de atendimento e atenção, mesmo com o triplo de demanda.

6. Ofereça produtos: Eles podem ser complementares aos já comprados ou produtos que tem um envio mais rápido, considerados presentes de última hora. Para executar este tipo de campanha é necessário obedecer a critérios específicos: analise o que na sua loja pode ser vendido em kits com desconto ou tem uma possibilidade de entrega ágil e anuncie em uma sessão específica na loja com destaque.

7. Invista no clima fraternal: Considere a possibilidade de adicionar uma nota pessoal de agradecimento nos e-mails de confirmação de pedido, pode ser uma mensagem de positividade ou afins. Isso  marcará o cliente como um diferencial e cativa-lo a comprar mais vezes.





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