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17 Formas de Minimizar as Barreiras no Processo de Venda Online

Tema: Facilitando o fechamento de negócios no e-commerce

25/08/2011

Fonte: Ecommerce News | Marcelo Goberto

Cada dia que passa está mais comum e fácil a entrada no comércio eletrônico, porém ainda existe uma grande parcela desses comerciantes que acabam por se decepcionar em não gerar grande volume de vendas, além de vários fatores fundamentais para o sucesso da loja virtual, existem os fatores estruturais que podem maximizar as conversões no processo de concretização da venda. Vamos a eles:

Loja Virtual
  • Páginas Lentas ? Uma página não deve levar mais que 2 segundos (Forrester Research) que é limite aceitável para uma boa percepção de velocidade. Acima disso a taxa de rejeição sobre em média 20% a cada 0,5 segundos.
  • Caixa de Busca ? É inaceitável que o cliente tenha que procurar a caixa de busca, por isso essa deve sempre estar em destaque e ótima localização.
  •  Muitas Informações ? Devemos sempre manter o foco no negócio que á venda online de produtos e serviços. Evitar a tentação de colocar vários banners, propaganda adicionais, vitrines extensas, entre outros componentes que no final só irão distrair e confundir os clientes.

Menus Navegação
  • Barras Laterais a Direita ? Por padrão estamos todos condicionados a procurar por menus horizontais ou verticais à esquerda. Por isso colocar atalhos importantes como a lista de categorias a direita do site, poderá criar um grande obstáculo.
  • Menus Lapela ? Essa tecnologia foi muito utilizada nos áureos anos de 2000, porém com a adoção de novas tecnologias, já é possível criar menus mais inteligentes que possam ser carregados conforme a demanda do cliente.

Sistema de Busca
  • Sistema Auxiliar de Pesquisa ? Como dito na matéria Estratégias para ?Nenhum Resultado Encontrado?, é extremamente frustrante o ?Nenhum Resultado Encontrado?, não poupe esforços para oferecer dicionário de sinônimos e afins para o resultado sempre seja positivo.

 Página de Categorias

  • Filtros de Navegação ? Oferecer filtros dentro de uma categoria poderá acelerar o processo de encontrar um produto específico. Muitos clientes já sabem o que querem e dar ferramentas que possam direcioná-lo rapidamente ganhará sua confiança.
  •  Mini Imagem Miniatura - ? Se a imagem for muito pequena de nada servirá, é mais fácil não apresentar. Se desejarmos que o cliente tenha uma prévia do produto, devemos oferecer alguma ferramenta para ampliação na mesma tela.

Página de Produtos
  • Botão Adicionar Sutil ? Esse é o elemento mais importante do foco do comércio eletrônico, por isso é importante que seja dado um destaque bem maior, porque é neste botão que se faz o inicio da conversão de venda.
  • Botão Adicionar Acionado ? Muitas vezes o cliente não faz idéia se o produto foi realmente adicionado ao carrinho de tão sutil que é alteração ou o informe. Faça com o cliente realmente saiba que foi adicionado.
  • Venda Casada Inapropriadas ? Devemos procurar oferecer produtos que fazem casamento perfeito com o produto exibido. Criar vendas casadas sem regras com o intuito de vender mais, acaba tornando a experiência engraçada e principalmente desagradável do ponto de vista comercial.

Página de Carrinho
  • Continuar Comprando ? O que o cliente vai ?continuar comprando?, somente remeter o cliente para a página inicial ou imediatamente anterior não é um grande auxilio. Devemos oferecer formas de facilitar a continuidade da compra como uma caixa de busca ou o retorno para a uma categoria.

Página de Compra/Registro
  • Solicitar Muita Informação ? Solicitar informações demais no processo de registro é um grande obstáculo para o abandono de carrinhos. Devemos criar formulário focado no núcleo do negócio que é vender online e não coletar informações para futuras publicidades, para isso deve ser criado canais exclusivos.
  • Disposição do Formulário ? Evitar formulário muitos extensos em que obriguem os clientes a rolar a página para visualizar todos os campos que o compõem.

Página de Fechamento
  • Diferença de Preço Final ? Nesta etapa muitos clientes simplesmente abandonam seus carrinhos por verificarem a existência de taxas adicionais, frete diferenciado, entre outros valores que fazem com que o total de compra seja muito discrepante do valor do produto. Devemos oferecer formas para que o carrinho sempre exiba o preço final mais próximo.

Página em Geral
  • Páginas de Erros ? Criar páginas de erros personalizadas pode facilitar e ajudar os clientes no processo de recuperação da intenção de compra. Simplesmente mensagens de erro não incentivam os clientes a continuar persistindo na procura pelo produto.
  • Páginas de Recebimento de Campanha ? Sempre que fizermos uma campanha publicitária (email marketing, rede social, banner em portais, etc) deve haver uma página de entrada prepara para destacar a oferta, caso contrário, é esperar demais que o cliente procure pela oferta anunciada.





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