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Como medir a conversão no e-commerce

Tema: Mensuração de Dados

27/09/2011

Fonte: Blog Curso de E-commerce

A tarefa de controlar a conversão de uma loja virtual na vai além de medir quantos pedidos a loja possui a cada cem visitas. São diversos tópicos que podem ser observados na conversão para alcançar um resultado significativo nas vendas.

Vejamos então algumas orientações a serem seguidas para melhorar a conversão do seu e-commerce:

Tráfego - É necessário possuir uma ferramenta que mostre como os usuários chegaram ao site e o que eles fazem enquanto navegam nele. O Google Analytics é uma ótima opção.

Taxa de rejeição -  Representa a porcentagem de usuários que abandonam a loja virtual na primeira página que visitam. É essencial saber quem são os usuários que procuram o que a loja virtual oferece.

Variedade - Procure variar o máximo possível a quantidade e tipos de produtos, exceto quando o seu E-commerce é voltado para um mercado específico e pequeno.

Detalhes dos produtos - Disponibilize a maior quantidade de detalhes do produto comercializado, você deve suprir a experiência que uma compra na loja física proporciona. Imagens grandes e de boa qualidade, acompanhadas de textos detalhados, ganham a confiança dos clientes. Vídeos nas páginas de detalhes também são uma ótima ferramenta para aumentar a conversão.

Opinião do cliente - Publique a opinião dos clientes em relação aos produtos. Quando o usuário visualiza a opinião dos produtos ele sente maior confiança em realizar uma compra e percebe a seriedade e honestidade da empresa.

Símbolos -  Já existe um padrão para a internet, isto é, a imagem que representa o carrinho de compras e a disposição de imagens desse tipo já estão gravadas na memória do usuário. Não tente inovar nesses aspectos, o usuário ficará confuso e perderá mais tempo procurando o carrinho de compras.

Seja claro - Clareza é fundamental nas descrições dos produtos, como também nas demais informações publicadas no site. Quanto mais clara e objetiva for a transmissão da informação, maior será a satisfação do cliente.

Últimos produtos visitados - Na maioria das vezes, o cliente navega pela loja virtual e conferi alguns produtos sem o encaminhar para o cesto de compras. Desse modo, disponibilize visivelmente um local onde o cliente poderá conferir os últimos produtos visitados.

Promoções - Qualquer tipo de promoções e descontos chama a atenção dos clientes, como, por exemplos, descontos no frete.

E-mail marketing - Essa ferramenta faz com que o usuário sempre se lembre da loja virtual. É aquele aviso constante de que a empresa está ativa e esperando pela sua próxima compra.

Dicas como essas garantem uma melhor conversão da loja virtual, como também garantem que ela alcance a maturidade almejada no E-commerce. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre fazemos questão de evidenciar esses pontos, porque é justamente a partir de detalhes que conseguimos criar uma loja virtual de sucesso.





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