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Frete grátis como fator de venda

Tema: Estratégias para aumentar as vendas

17/01/2012

Fonte: Blog Curso de E-commerce

O uso do frete grátis como fator de venda e forma de aumentar o faturamento de lojas virtuais é uma velha prática do e-commerce e que sempre rendeu bons resultados. Infelizmente sua utilização requer um bom conhecimento do estágio de compra em que o cliente está. Definir em quais situações devemos utilizar ou não o frete grátis como fator de venda é que é a grande dificuldade.  Usar o frete grátis como fator de venda é uma arte, pois requer um certo "feeling" e experiência.

Usando o frete grátis como fator de venda

Existem momentos conhecidos onde o frete grátis como fator de venda funciona. Um exemplo clássico é quando o produto possui um alto valor agregado. Na cabeça das pessoas existe uma relação direta entre o preço do produto e o frete grátis. A coisa originalmente surgiu assim mesmo. Os cliente que compravam um alto valor na loja virtual, recebia o frete grátis como um prêmio pela compra. Só que, no Brasil principalmente, isso passou a ser uma regra geral.

Estabelecer uma política de frete grátis e essencial para o bom desempenho de uma loja virtual. É através dela que você terá um planejamento prévio das situações e produtos que podem receber este tipo de argumento de venda em sua loja virtual.

Uma outra situação onde o uso do frete grátis como fator de venda também funciona muito bem é quando a compra é reconhecidamente uma compra por impulso. Dentro do processo decisório do usuário, o valor do frete exerce uma função importante. Quando você elimina essa barreira com a oferta de frete grátis, as chances de conversão aumentam bastante.

Carrinhos abandonados e frete grátis

O uso do frete grátis como fator de venda se torna mais importante quando sabemos que as pesquisas demonstram que é justamente o valor do frete que provoca o maior número de carrinhos abandonados, o grande vilão do comércio eletrônico. Em nossa consultoria em e-commerce sempre verificamos esta hipótese na hora de analisar um problema de carrinhos de compra abandonados.

Um exemplo clássico dessa ocorrência é o de lojas virtuais de camisetas que não possuem uma estrutura de entrega com bons preços. Ao constatar que o valor do frete será quase a mesma coisa que o valor de uma camiseta, os clientes simplesmente abandonam o carrinho.

Controle de custos para implementação do frete grátis

Tudo gira em torno dos custos. A utilização de uma estratégia de frete grátis como fator de venda vai depender de um rigoroso acompanhamento dos custos de sua loja virtual.

O custo do frete mexe de forma violenta com a margem de lucro, mas ao mesmo tempo afeta também de forma significativa a taxa de conversão da loja. Por isso, a adoção de uma estratégia de frete grátis como fator de venda deve ser precedida por um rígido controle de custos para que o empresário não caia na armadilha de vender, mas com prejuízo operacional.

E agora? Está decidido(a) a usar o frete grátis como fator de venda em sua loja virtual?





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