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Alguns cuidados na hora de abrir uma loja virtual

Tema: Iniciando seu e-commerce

11/10/2012

Fonte: blogdoecommerce

Um projeto de e-commerce não é tão simples assim e existem alguns cuidados ao abrir uma loja virtual para os quais você deve ficar atento. O SEBRAE mostra que mais de 40% das empresas no Brasil fecham em menos de 5 anos e no comércio eletrônico não é diferente. O melhor investimento que você pode fazer antes de montar um e-commerce é justamente planejar em detalhes o projeto. Por isso reunimos algumas dicas básicas de cuidados para quem deseja abrir um e-commerce que certamente farão dessa etapa do negócio uma tarefa mais fácil.


Capacitação profissional é essencial

Um dos principais cuidados ao montar uma loja virtual é saber exatamente onde você está se metendo. Entrar em um novo mercado sem conhecer os recursos que você tem disponível para o seu projeto é uma atitude temerária. Um curso independente sobre criação de lojas virtuais resolve este problema, pois nele você terá conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para elaboração e execução do seu projeto de e-commerce. 


Tenha um plano de negócios para o e-commerce

Quando se fala em negócios no mundo físico, todo mundo logo pensa em um plano de negócios. No mundo virtual isso nem sempre acontece. Faça um plano de negócios para o seu e-commerce e coloque as coisas em ordem. A criação de uma loja virtual obedece a uma ordem e sem um planejamento você estará em maus lençóis.


Marketing digital é peça fundamental do projeto

Uma loja sem divulgação é como um outdoor no porão, ninguém vê. Um erro muito comum que percebemos é o esquecimento em relação ao marketing digital. Conheça as ferramentas e técnicas de marketing digital disponíveis no mercado para traçar o seu planejamento na área do web marketing. O grande diferencial do e-commerce moderno está no marketing


Nem pense em soluções mágicas

Não existe caso de sucesso baseado em improvisos e ?caminhos espertos?. O comércio eletrônico brasileiro está cada vez mais maduro e profissional. Esqueça soluções como loja grátis, loja sem gastar nada ou loja ?faça você mesmo?. Esses são caminhos que dificilmente transformarão sua loja virtual em um case de sucesso. Um projeto de e-commerce precisa de profissionais de programação da mesma forma que uma equipe de Fórmula 1 precisa de mecânicos.


Procure atuar em um nicho de mercado

Os nichos de mercado são a melhor porta de entrada para o comércio eletrônico, principalmente para o pequeno e médio empresário. Evite a briga com os grandes, pois você não terá a mínima chance em termos de preço e logística. Atuando em um nicho de mercado você só tem a ganhar. Além da baixa concorrência, os custos na área de marketing digital, como links patrocinados e SEO são bem menores.


Estabeleça o seu diferencial competitivo

Mesmo atuando em um nicho de mercado é importante que você crie um diferencial competitivo para o seu e-commerce. Em termos de negócios online não adianta copiar um modelo já existente, a não ser que ele seja muito mal administrado ou explorado. Um diferencial fará da sua loja virtual uma referência e não apenas mais uma. Suas chances de sucesso aumentarão sensivelmente.


Busque uma plataforma de e-commerce escalável

Um negócio foi feito para evoluir e galgar novos patamares. Por isso, na hora de escolher uma plataforma de e-commerce opte por uma que seja realmente escalável. A mudança de plataforma de e-commerce é uma operação extremamente traumática para qualquer e-commerce. 


Mantenha-se em um processo contínuo de aprimoramento

Depois de montada a sua loja virtual, nunca pare de se atualizar! Participe de eventos, seminários, cursos, palestras e compre literatura a respeito, livros e revistas. O mundo do e-commerce é essencialmente dinâmico e estar a par do que há de mais moderno é essencial para o sucesso de uma loja virtual. Lembre-se que o primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio!







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