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Como está a presença digital da sua marca?

Tema: Presença Digital

11/04/2013

Fonte: blogdoecommerce

Ter um site não pode ser considerado que a marca tem uma presença digital, afinal, o site é uma obrigação das marcas hoje. O site é o "Porto seguro" para o consumidor, afinal, somos impactados por diversas mídias, mas para saber mais sobre uma marca ou produto, o consumidor busca primeiro o site para depois ir ao ponto de venda. Estamos falando do neoconsumidor ou  e-consumidor. Não apenas aquele que compra online, mas que baseia suas pesquisas também no online.

Quando entendemos que esse consumidor pesquisa no online, quando recebemos estudos que mostram que o brasileiro é o povo que mais pesquisa na web antes de efetuar uma compra, quando olhamos para as redes e vemos que 90% dos internautas estão presentes em pelo menos uma delas, sendo que 61 milhões de pessoas já estão no Facebook, começamos a perceber que ter um site é de extrema importância, mas não é a presença digital da marca.

Estar nas redes é outro ponto a se discutir. Estar por estar, melhor nem entrar. Frustra o consumidor é perdê-lo, por isso é preciso se preocupar em se relacionar com ele nas redes. Abrir uma Fan Page e jogar conteúdo nela é simples e qualquer um faz, não precisa ser nenhum gênio do marketing digital. Gerar vendas, entender comportamentos, saber usar as redes como diferencial competitivo é trabalho. 

Mas o que seria um trabalho de presença digital? Bom, se as pessoas pesquisam antes de comprar e 95% dos internautas usam o Google no Brasil, qual o primeiro lugar onde a marca tem que estar bem posicionada? Usa-se a rede de afiliados do Google? Entende-se as palavras-chave mais relevantes no site para ajudar na estratégia das campanhas do Google?

Temos 280 milhões de celulares no Brasil, acredito que 90% devam acessar a internet. Como está o seu site para essa linguagem mobile? Há aplicativos para Android? Só pensar no iPhone é limitar muito o potencial de impacto junto ao consumidor, afinal, não temos mais do que 12 milhões de iPhones no Brasil.

Serão vendidos mais de 5 milhões de tablets em 2012, seu site abre no iPad? Ele usa os recursos do iPad? Sua revista digital tem interatividade? Estou usando o iPad como exemplo por ser o principal, mas o mercado tem diversos outros players.
 
Segundo uma pesquisa, 80 milhões de pessoas leem blogs mensalmente no Brasil. A marca tem blog? Gera conteúdo relevante ou copia o site? Traz depoimentos? Traz entrevistas? Posta vídeos?

Um único portal possui 8 milhões de visitas únicas por dia, no Brasil temos 7 portais com essa audiência. Como está a campanha de mídia online da marca? Usa recursos como Behaviour Targeting ou Remarmeting?

Mais de 40 milhões de pessoas jogam social games. O Brasil é um dos 5 países que mais consomem games no mundo. Mulheres de 30 a 40 anos, classe C, são as que mais jogam social games. O que a marca está fazendo nesse sentido? Até a Amazon lançou seu social game!

Há ações de Brand Content? Criou-se ações com fotos e vídeos para Instagram e Pinterest? Como estão as ações de email marketing e newsletter? Já usou realidade aumentada? O site tem programas de parceria e afiliados?

Pois é, ter um site e estar nas Redes são importantes, mas não é presença digital e a marca pode perder importantes impactos pois o consumidor tem a sua presença digital, ele está em diversos canais e plataformas. A marca não tem que apenas estar, mas saber estar.





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