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Dos EUA ao Brasil, o Black Friday nacional

Tema: Black Friday

10/10/2013

Fonte: ecommercenews

O termo "Black Friday" velho conhecido dos consumidores norte-americanos vem, nos últimos anos, ganhando mais destaque também entre os compradores brasileiros. Segundo os organizadores do evento no Brasil, as vendas dobraram entre 2011 e 2012.

O nome surge para marcar a 4ª sexta-feira de novembro após o feriado norte-americano de Ação de Graças e consiste em uma ação de vendas, altos percentuais de desconto em diversos produtos.

No Brasil, a medida foi adotada a cerca de quatro anos e obteve sucesso em diversas lojas virtuais. O desconto nos produtos se tornam um grande atrativo para os consumidores. As lojas virtuais tiveram um faturamento de cerca de R$ 200 milhões em 2012 e esperam que esse número seja ainda maior em 2013.

Entre os consumidores, a região sudeste foi responsável por mais de 70% dos acessos, deixando a região sul em segundo lugar com cerca de 11% deles.
Neste ano o evento está marcado para o dia 29 de novembro.

Precauções

Das reclamações dos consumidores em 2012, duas devem ser observadas com atenção para que as mesmas falhas sejam evitadas em novembro. O primeiro grande empecilho foi o despreparo dos lojistas quanto as suas estruturas de vendas.

Sem as precauções devidas em seus data centers as lojas ficaram sobrecarregadas, forçando alguns consumidores a repetir o processo de compra mais de uma vez, prejudicando dessa maneira a confiabilidade com o e-commerce. Estruturas adequadas e preparo tanto em logística e estoque podem e farão muita diferença no Black Friday nacional e posteriormente com os consumidores recorrentes.

Na edição anterior o Website organizador do evento teve cerca de 75 mil acessos espontâneos, o que acabou ocasionando uma sobre carga e lentidão. Enquanto em algumas lojas o processo de compra foi prolongado, levando alguns consumidores repetir diversas vezes o procedimento de compra.

Tudo pelo dobro da metade do preço

Algumas das empresas participantes do evento foram notificados pelo PROCON por ?maquiar? seus preços, inflando o valor do produto, gerando um desconto inexistente.
Segundo o Procon, o consumidor deve agir assim que perceba os problemas, efetuando denúncias no órgão, assim como enviar suas reclamações para o SAC do varejista.

Fidelização

Enquanto existem fatores que afetam o consumidor no seu momento de decisão de compra, existem outros que tornam esse mesmo cliente recorrente em uma loja virtual.

A qualidade do produto, entrega rápida, facilidade de compra torna-se marcante para o comprador e faz com que ele passe a ter outros olhos para o e-commerce. Promoções e políticas de descontos atraem o consumidor, mas uma boa relação no momento da compra fará a diferença nas compras que essa mesma pessoa venha a fazer no futuro.

Fonte:  ecommercenews






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