A melhor Plataforma
E-commerce do Brasil
71 3165-4080
Crie sua loja virtual

Microsoft inaugura data center do Azure no Brasil e destaca case da Plataforma E-commerce Shop Delivery.

Tema: E-commerce

05/05/2014

Fonte: Intelligent Commerce

Em fevereiro de 2010, a Microsoft lançou o Azure, uma plataforma de serviços de computação em nuvem para empresas. Apesar de não ter uma operação física no Brasil, o Azure sempre pôde ser usado pelos empreendedores daqui ? bastava usar um dos data centers espalhados pelo mundo. Mas a partir de agora, os brasileiros podem usar uma estrutura nacional: a Microsoft inaugurou, nesta quinta (5/5), um data center para o Azure em São Paulo.

O Azure é uma tecnologia de computação em nuvem. Por meio da plataforma, os clientes têm acesso a serviços que só estariam disponíveis para empreendedores com dinheiro para comprar máquinas com preços um tantos caras. Por exemplo, em vez de comprar um servidor de internet para suportar o tráfego dos visitantes de um comércio eletrônico, um empreendedor pode contratar o Azure. A plataforma também reúne serviços de armazenamento, automação e redes, entre outros.

Com um data center no Brasil, o cliente do Azure terá mais velocidade. Echeverria afirma que o serviço será entre 10 e 30 vezes mais rápido. ?Apesar do tempo de resposta já ser bom, a operação do Azure no Brasil vai melhorar ainda mais a plataforma.? Além disso, a Microsoft poderá atender empresas que, por alguma regulação, não permitiam o trânsito de seus dados no exterior.

Com a presença no país, a Microsoft ressalta a importância do Brasil nos negócios da empresa. ?O país é um dos 10 maiores mercados da Microsoft e o mercado de computação em nuvem movimenta US$ 400 milhões por ano?, diz Echeverria. Segundo o diretor, a base brasileira também é capaz de atender outras regiões, sobretudo o Mercosul.

Velocidade para crescer

Uma dos clientes do Azure no país é a Shop Delivery. A empresa, fundada há dez anos, cria lojas virtuais para empreendedores. Para Yuri Soledade, sócio da empresa, a Shop Delivery existe para facilitar a vida de seus parceiros. ?Queremos que eles foquem em suas empresas e deixem a infraestrutura das lojas virtuais com a gente?, afirma.

A Shop Delivery trabalha com cerca de mil clientes. Segundo Soledade, o início das operações do data center do Azure vai contribuir para a expansão da empresa. ?Com a maior rapidez, esperamos um melhor serviço e um crescimento no número de clientes?, afirma. A meta da Shop Delivery é aumentar sua base de parceiros em 30%.

A computação em nuvem, segundo a Microsoft, diminui os custos para quem tem uma empresa. Com o Azure, o cliente paga pelo que usa. Por exemplo, o tráfego de uma loja virtual é baixo, o serviço de suporte se ajusta à demanda e o preço é menor. E vice-versa. Por outro lado, quem precisa de um servidor, por exemplo, vai comprar o que suporta momentos de pico, deixando-o ocioso nos momentos mais tranquilos e gastando mais. ?Com o Azure, o cliente tem escalabilidade para crescer rápido, mas também tem elasticidade, para usar menos o serviço quando necessário?, diz André Echeverria, diretor da Microsoft.





Veja também

Google+