A melhor Plataforma
E-commerce do Brasil
(11) 3136-0561
Crie sua loja virtual

Logística e tecnologia: a equação perfeita para o e-commerce

Tema: E-commerce

10/09/2015

Fonte: Canaltech

A interação com o consumidor pode ser ainda mais aprimorada. Por exemplo, um cliente poderia indicar ao entregador sua indisponibilidade para receber a encomenda ou, por parte do entregador, um simples aviso de que está em sua porta traria um efeito colateral positivo em relação à segurança, tão em voga atualmente.

A evolução do conceito de Omnichannel conferiu ainda mais complexidade à operação logística, com impactos diretos no planejamento da demanda e de estoques. Oferecer aos consumidores a opção de comprar nas lojas virtuais e buscar o produto na loja física atende aos anseios do mundo moderno e das novas gerações por soluções mais flexíveis e rápidas. Porém, pode dificultar o dimensionamento logístico e de estoque, uma vez que a maioria das empresas tem um planejamento diferente para cada loja. 

Embora a percepção do aumento de complexidade da operação advinda do Omnichannel seja legítima, este é, sem dúvida, um caminho sem volta. Quem encarar o desafio e aproveitar as oportunidades de extrair de cada canal, seja físico ou virtual, o melhor que este pode prover ao seu cliente, projetando-se um passo à frente das suas necessidades, estará melhor preparado para uma nova era do varejo, em que as operações físicas e virtuais serão completamente integradas.

Conhecer com precisão o nível de serviço entregue aos consumidores, analisar os dados de sua cadeia integrada de suprimentos e saber, em detalhe, o comportamento de compras dos seus clientes serão fatores críticos para se ter uma operação mais ágil, assertiva e de qualidade. Investir em tecnologia e logística significa investir em dois dos principais pilares estruturais necessários para o atingimento desse nível de excelência na experiência de compra, da consequente fidelização do cliente e do aumento das vendas.





Veja também

Google+