Segundo o E-Bit, referência em pesquisa sobre e-commerce nacional, o varejo online deve faturar R$ 43 mi em 2015. Ou seja, 20% a mais que no ano passado.
Independente da crise, o consumidor atual busca ter comodidade, rapidez, redução de gastos e facilidade de escolha para realizar suas compras. Estes são os motivos do e-commerce estar em alta no momento, explica Jorge Bahia, sócio proprietário do Grupo Bahia, Kosio & Associados.
De acordo com o especialista, o e-commerce é uma alternativa para crescer nesse momento. Por isso, o fato de termos em mãos a facilidade de montar um comércio sem estabelecimento fixo e sem grandes gastos é um atrativo.
É necessário um planejamento, análise do negócio, operação logística, parceiros e um investimento constante em marketing e tecnologia. Do contrário, poderá correr o risco de alcançar um resultado negativo.
Além disso, há um período de demonstrar a capacidade operacional do e-commerce, já que para o cliente é necessário conhecer a empresa e ganhar confiança com relação as suas operações, desde a fase inicial do atendimento até a pós-venda.
Aqui as pesquisas de mercado, retrospectivas operacionais e as avaliações anteriores de conhecimento público com relação à empresa serão pontos de peso na decisão da escolha, afirma o consultor.